terça-feira, 20 de maio de 2014

Sindicalista denuncia distribuição irregular de linhas de crédito do governo federal


Presidente do Sindicato de Várzea Grande, Antônio Soares Lima.

Antônio Soares Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Grande, município distante 211 km de Teresina, denuncia que programas do Governo Federal que fornecem linha de crédito para salvar o pequeno produtor rural da estiagem, estão sendo desviados de sua função, principalmente, nos municípios mais distantes da capital. O presidente afirma que os repasses federais não chegam completamente nas mãos dos destinatários finais que são os produtores. Os recursos no seu entender se mostram como paliativos insuficientes para resolver o problema.

“Se liberam esses recursos lá de cima, daqui que chegue ao trabalhador rural leva um bom tempo... E alguns deles [trabalhadores] nem conseguir [os recursos], não conseguem. Agora, de onde fica empacado [o dinheiro] isso daí eu não sei, porque a demora é muita”, denuncia Antônio Lima.

O presidente do sindicado rural fala também que sua região é uma das menos beneficiadas de todo o estado com os programas federais. “Existe uma pequena parcela que recebe o que considero os programas base do governo que são o Cartão-Cidadão, Bolsa-Escola, e Bolsa-Família. Até esses programas chegam às mãos de pessoas que nem se enquadram nas necessidades para receber os benefícios, enquanto as que realmente precisam ficam sem receber. No meu ponto de vista, os recursos estão sendo repassados de forma errada, pois as diferenças entre os que recebem e os que deixam de receber são incalculáveis.”

Antonio Lima afirma que esses tipos de desvios de finalidade dos programas acontecem em todos os municípios do Piauí. O assunto é recorrente em pautas de reuniões realizadas nas sedes dos sindicatos da categoria.

Para reivindicar a correta aplicação e o aumento dos repasses federais de programas rurais que fornecem linhas de crédito para salvar o pequeno produtor da estiagem, representantes de sindicatos rurais dos 224 municípios existentes no Piauí encampam as manifestações “O Grito da Terra” na manhã desta terça-feira, 20, na Praça da Liberdade ao lado do Palácio de Karnak. Quase 3 mil pessoas ocupam a praça e participam do movimento.

Pedro Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário